Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sobre caráter e mudança humana



O caráter é uma forma de liderança, facilita a ação de liderar, pois com pessoas de moral duvidosa teria influência em você e o inspirariam à ação? O que seria então a personalidade, do que nada mais uma máscara que usamos para o mundo ver. No entanto, como uma máscara pode ser mudada a cada situação ou ambiente, assim também pode ser determinada com qual máscara que está sendo usada. Através de quatro estilos relacionais: dominância, influência, sobriedade (prudência) e consciência.

A maioria das pessoas é uma complexa combinação desses quatro estilos básicos. Por isso, torna-se difícil de determinar uma personalidade e fácil de delatar as diferenças entre a personalidade e o caráter – o caráter não é as vezes coerente com a personalidade. Sócrates dizia “o caminho mais grandioso para viver com honra neste mundo é ser a pessoa que fingimos ser”.

Caráter é a firmeza moral de uma pessoa, portanto, é o sinal visível de sua natureza interior. É o que somos por baixo de nossa personalidade (máscara). Uma pessoa não é responsabilizada por sua personalidade, mas por se comportamento. Trata-se então de maturidade moral, que é a disposição para fazer a coisa certa, mesmo quando o preço para fazê-la é superior ao que estamos dispostos a pagar. Desenvolver a firmeza moral ‘e treino diário até que se torne um hábito.

Caráter é nossa força moral e ética, aquilo que guia nosso comportamento de acordo com os valores e princípios adequados – o que explica por que a liderança pode ser definida como caráter em ação.

O que somos, a pessoa que tornamos, é em grande parte o resultado de nossas opções, passadas e presentes. A virtude moral é uma conseqüência do hábito – praticado diariamente. Ou seja: nos tornamos justo ao praticar atos justos, controlados ao praticar atos de controle, corajosos ao praticar atos de bravura.

Anônimo

Um comentário:

everton disse...

oi ariane.... minina to amando ver seu blog.... amando acompanha-lo.
saudads... e qdo aparecer por aki me liga.
bjos